Começa hoje, dia 05 de agosto, as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Enquanto o clima dos jogos invade a cidade maravilhosa, em Tiradentes, uma família com talento para o esporte e muita determinação, assistirá (por enquanto, desta vez) pela TV. Conheça a história da família Olímpio que, mais que o sobrenome, tem o verdadeiro espírito esportivo no DNA.

Família Olímpio (Por Alberto Lopes Photos) (2)
Família Olímpio, em Tiradentes (Por Alberto Lopes Photos)

O casal José Eudoxio e Lúcia Olímpio não nasceu em Tiradentes, e sim em Caxambu, no Sul de Minas, mas adotaram a cidade histórica como lar para viverem com seus quatro filhos: Carlos, Priscila, Karen e Kelly. “Há quase 15 anos eu passei a freqüentar Tiradentes a trabalho e há aproximadamente cinco decidimos mudar definitivamente para cá”, conta José, de 52 anos. A história do patriarca com o esporte começa há muito mais tempo, quando ele ainda era adolescente. “Meu pai foi meu grande incentivador para o esporte, pois quando eu e meus irmãos éramos ainda muito jovens, nós saíamos com ele e viajávamos de bicicleta por diversos lugares, como Aparecida do Norte (SP), por exemplo”, lembra.

Priscila com os pais Lúcia e José Eudóxio Olímpio
Priscila, Lúcia e José Olímpio (arq. pessoal)

Com o passar dos anos, as viagens esporádicas se tornaram um hobby e, então um hábito. Mas foi aos 39 anos que José passou a fazer parte de uma equipe formada por ele e outros dez atletas de sua cidade natal, a Caxambiker. “Para o esporte não há idade, há necessidade de superação”, afirma. Com o fim do grupo, por volta de 2005, o pai da família Olímpio pensou que talvez fosse hora de retomar um sonho antigo. “Desde minha adolescência eu pensava que quando tivesse uma família, ela seria formada por quatro filhos esportistas, não necessariamente atletas profissionais, mas admiradores e praticantes do esporte”, conta José.

 

Família Olímpio (Por Alberto Lopes Photos) (1)
Família Olímpio (Por Alberto Lopes Photos)

Foi então nessa época que passou a treinar os filhos, primeiro o mais velho, Carlos, hoje com 24 anos. O primogênito lembra que eles passaram por muitos desafios juntos, pois estudava, trabalhava e treinava, e ainda havia as limitações financeiras para manter a prática do esporte. “O que me motiva atualmente quando tenho uma prova difícil é pensar no percurso que passei para chegar até aqui, pois não tínhamos estrutura, um tênis de acordo ou uma bike com boas condições, por isso era exigido ainda mais esforço para buscar a vitória”, conta Carlos, um colecionador de títulos, patrocinado atualmente pela equipe TSW.

 

Final Campeon. Mineiro MTB XCO 2016_Foto Diney Félix  Cachorro Louco Adventures  (3)
Carlos Olímpio

16° posição no Campeonato Panamericano de Mountain Bike 2014 – categoria sub 23

3° lugar na Copa Internacional de Mountain Bike 2014 – categoria sub 23

1° lugar no X Terra Estrada Real 2015 – categoria elite (principal)

1° lugar no Campeonato Mineiro XCO (Cross Country Olímpico) 2016 – categoria elite (principal)

9° lugar no Campeonato Brasileiro Cross Country Olímpico 2016 – categoria elite (principal)

Priscila Olímpio_Campeã Sub 23 Copa Itabirito
Priscila Olímpio

Atualmente com 22 anos, Priscila Fernandes Olímpio seguiu os passos do irmão. Apesar de não ter podido estar presente durante a entrevista e sessão de fotos devido a uma viagem profissional, apresenta por meio de seus títulos que leva à sério a carreira como atleta.

3° colocada no Ranking Brasileiro 2014 e 2015 – Categoria sub 23

4° lugar no Campeonato Brasileiro de Cross Country Olímpico – Categoria sub 23

2° lugar na Copa Internacional 2012 – Categoria sub 23

3° Lugar na Elite Copa Big Mais 2015 – Categoria sub 23

A participação de toda a família no esporte é um dos motores que atrai Kelly Olímpio, de 20 anos, ao esporte. “Além de saúde, diversão e vontade de dar meu melhor, são meus pais e meus irmãos minha fonte de incentivo para persistir”, afirma. Ela conta que tem o grande sonho de participar de uma Olimpíada, mas que este ano não foi possível. “São quatro anos de competições, a grande maioria fora do Brasil, para que possamos somar pontos no ranking oficial e tentarmos uma vaga; para isso, é preciso de patrocínio contínuo”, explica a jovem. “Se em 2016 não será possível, quem sabe na próxima?”, questiona sorrindo e enumerando algumas de suas vitórias.

As irmãs Kelly_Priscila_Karen Olímpio
Kelly com as irmãs Karen e Priscila

1° lugar na 3° etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2010 – categoria sub 23

1° lugar na 2° etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2016 – categoria sub 23

4° lugar no X Terra Estrada Real Mountain Bike 2015 – categoria elite (principal)

2° lugar geral e campeã na 3° etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2015 – categoria sub 23

Aos dez anos de idade, a caçula Karen Olímpio participou de sua primeira competição. “Foi na cidade de Passa Quatro e ela precisou competir junto com os meninos, pois não tinha categoria feminina nessa faixa etária”, recorda, o pai, José Eudoxio. Atualmente, aos 19 anos e patrocinada pela ISAPA/OGGI, ela tem dificuldade para enumerar seus principais títulos, pois eles são muitos, incluindo o primeiro lugar no ranking nacional de Mountain Bike Cross Country Olímpico, categoria até 23 anos.

Karen Olímpio
Karen Olímpio

2° lugar no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2013 – categoria juvenil

3° lugar no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2015 – categoria júnior

1° lugar na 3° etapa da Copa Internacional de Mountain Bike e Campeã geral da competição 2015 – categoria júnior

1° no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2016 – categoria sub 23

1° na Copa Internacional de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2016 – categoria sub 23

7° lugar no Panamericano de de Mountain Bike 2016 – categoria sub 23

José Eudoxio no pódio do X-Terra Estrada Real 2015
José Olímpio no pódio do X Terra Estrada Real 2015

O treino com os filhos também trouxe resultados significativos para o pai. José Eudóxio guarda com carinhos medalhas e troféus adquiridos também com as conquistas pessoais.

5° lugar no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2016 – categoria Extert-C

3° lugar no X Terra Estrada Real Mountain Bike Cup 2015

2° lugar no 4 Desafio Serra da Gandarela 26k – categoria Master C1

9° lugar na Copa Internacional de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2016

2° lugar na Copa Internacional de Mountain Bike Cross Country Olímpico 2011 – Categoria Veterano

Os planos futuros são muitos e eles vão de Tiradentes ao Japão, onde acontecerão os próximos jogos olímpicos, em 2020. “Minha meta é chegar em 2019 brigando por uma vaga nas Olimpíadas em Tóquio. Para isso precisarei participar de todo o ciclo olímpico que inclui viagens e outros desafios, mas estou confiante que manterei patrocínios para tal”, afirma Carlos.

Quando se trata dos objetivos para a cidade histórica, quem planeja é José. “Minha intenção é divulgar o turismo esportivo por meio de passeios guiados pela região com suporte de atendimento mecânico, além de manter uma escolinha de ciclismo com pistas de treinamento, refeitório, sala para palestras e formação”, diz com propriedade de quem conhece o real valor do investimento no esporte, apesar de não ter imaginado que ele poderia levar sua família tão longe.

 

Leave a comment