A noite de ontem (31) foi dedicada a um dos pratos mais conhecidos e gostosos da culinária mineira: o feijão tropeiro! Organizado desde 2012 pela Associação Empresarial de Tiradentes (Asset) em parceria com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, o evento atraiu tiradentinos e turistas para o Largo das Forras.

Feijão Tropeiro - Asset - Festival Gastronomia 2016 (2)

Feijão Tropeiro - Asset - Festival Gastronomia 2016 (14)Este ano, o restaurante responsável pela preparação do prato foi o tradicional Padre Toledo, que tem 46 anos de história. “Foi uma experiência incrível ver a receita da minha avó, da nossa família, sendo servida na praça nessa noite tão especial, ainda mais estando em parceria com outros colegas de casas locais”, conta Fernanda Fonseca, sócia-proprietária do estabelecimento. Sr. Geraldo, pai de Fernanda, é quem está diretamente na cozinha. “Ficamos muito honrados com o convite e muito alegres também”.

O casal de empresários Rose e Rolf Porath são da cidade de Pomerode, em Santa Catarina, e organizam há 12 anos um festival gastronômico no mês de julho na cidade de forte influência alemã. “Este ano chegamos a 30 mil visitantes entre os dias cinco e 17 de julho e agora estamos aqui para conhecer melhor Tiradentes”, conta ele. Rose nunca havia comida da tradicional receita mineira e aprovou. “Gostei muito, pois o sabor é muito bom, bem agradável”, disse.

Feijão Tropeiro - Asset - Festival Gastronomia 2016 (4)Em outra mesa, o grupo de primas e amigas vindas de Campinas, em São Paulo, e de Fortaleza, no Ceará, estava animado com a reunião em Tiradentes. Ana Maria Coelho (à direita) contou que já visitou a cidade outras três vezes, mas que esta é a primeira durante o festival de gastronomia. “Estou adorando, tudo está muito bonito e de bom gosto, agora só falta provar o tropeiro e beber um bom vinho, o que farei com certeza”, disse.

Veja a nossa galeria de imagens com o melhor da noite:

Leave a comment